Dengue: o que é, sintomas, tratamento e prevenção
TUA SAÚDE
A dengue é uma doença febril causada por um vírus que pode provocar sintomas como febre alta, dor de cabeça e/ou no corpo, manchas vermelhas na pele, náusea e, em alguns casos, dor no abdome, sonolência ou sangramentos.
Esta virose é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, assim como a zika e chikungunya, e embora seja causada por um tipo diferente de vírus, os sintomas provocados pelo vírus da dengue podem ser facilmente confundidos com estas doenças. Saiba as diferenças entre dengue, zika e chikungunya.
Em caso de suspeita de dengue, é recomendado consultar um infectologista ou clínico geral. Na maioria dos casos, o tratamento envolve apenas medicamentos como analgésicos e antitérmicos, além de repouso e hidratação, para aliviar os sintomas.
Principais sintomas
Os principais sintomas de dengue são:
- Febre alta,acima de 39ºC;
- Dor de cabeça e/ou atrás dos olhos;
- Indisposição;
- Dor no corpo e/ou articulações;
- Manchas vermelhas na pele;
- Perda do apetite, náusea e/ou vômitos;
- Diarreia.
A febre normalmente é o primeiro sintoma de dengue e tem uma duração que varia de 2 a 7 dias. Geralmente, está associada a outros sintomas, como dor de cabeça, diarreia e náusea, que também são comuns na fase inicial da dengue.
Entre o 3º e 7º dia de doença, a maioria das pessoas com dengue começa a notar melhora da febre e outros sintomas. No entanto, neste período a dengue pode evoluir para uma fase de maior risco de gravidade em alguns casos, conhecida como fase crítica.
Na fase crítica, a pessoa pode apresentar sintomas, como dor no abdome, vômitos persistentes ou sonolência, que indicam um maior risco de evolução para dengue hemorrágica, sendo recomendado procurar uma emergência para avaliação caso surjam. Veja os sintomas de dengue clássica e hemorrágica.
Teste online de sintomas
Para saber as chances de ter dengue, por favor selecione abaixo os sintomas que apresenta: