Alimentação
Abóbora Suíça – Versão low carb da Batata Suíça!
VIDA LOW CARB
Hummm eu amo batata e amo qualquer coisa feita de batata! É super comida de verdade, mas entrega uma generosa quantidade de carbos! Um dos meus pratos favoritos com batata é a batata suíça, então pensei… Por que não uma abóbora suíça?
O que é legal dessa receita é que dá pra rechear do jeito que quiser, com o que tiver em casa.
A primeira que fiz recheei com queijo muçarela, bacon, cebolinha, cebola e pimenta malagueta, mas na minha cabeça já pintaram várias ideias de recheio, brócolis com catupiry, frango com tomate e queijo… Versões vegetarianas são totalmente possíveis também!
Vamos à receita?
Ingredientes Abóbora Suíça
- 1/4 de uma abóbora paulista grande ralada
- 100 gr de queijo muçarela ralado
- 50 gr de bacon em cubos frito (reserve a gordura para a abóbora)
- Cebolinha picada
- 1 pimenta dedo de moça picadinha
- 1/2 cebola picadinha
- Pimenta do reino e sal a gosto
Passo a Passo
- Frite os cubinhos de bacon em uma frigideira pequena com antiaderente (será a mesma onde você vai fritar a abóbora) e quando estiverem douradinhos acrescente o resto dos recheios que vai usar e frite até dourar. A frigideira que usei deve ter por volta de 18 cm de diâmetro.
- Retire os recheios com um garfo, deixe a gordura da fritura no fundo da frigideira. Se for usar um recheio sem bacon pode usar azeite de oliva ou se sobrar pouca gordura complemente com azeite.
- Em uma tigela, rale a abóbora no ralo grosso. Tempere com sal e pimenta e misture. Passe uma linha no meio com o dedo, dividindo a quantidade em duas metades.
- Forre o fundo da frigideira com a metade da abóbora, apertando com os dedos para compactar a abóbora.
- Distribua o recheio por igual tomando cuidado para manter a abóbora compactada no fundo.
- Disponha o resto da abóbora ralada por cima do recheio, compactando para formar um disco.
- Ligue o fogo baixo e frite a parte de baixo. Use uma espátula para ir moldando no formato redondinho.
- Agora vem a parte complicadinha, precisa tomar cuidado para não se queimar. Passe a abóbora para um prato com cuidado, coloque a frigideira com o fundo voltado pra cima por cima da abóbora que está no prato.
- Com cuidado mas ao mesmo tempo sem enrolação, vire o prato e a frigideira. O fundo da abóbora suíça já fritinho fica pra cima e a parte ainda não frita fica para baixo.
- Deixe dourar a parte de baixo, vá moldando com a espátula para garantir o formato redondinho.
- Os torradinhos ficam o ponto alto, muito crocantes e deliciosos.
Amei! Seria legal se os restaurantes de batata suíça incluíssem essa opção com menos carboidratos no cardápio.
Registro também que a abóbora suíça é criação original dessa que vos fala hein! Ainda procurei no Google e não vi alguém que tenha tido uma ideia nessa linha. Amo criatividade na cozinha!
Se você como eu ama abóbora, quer mais dicas de receita com essa maravilha super saciante e nutritiva? Veja essas opções!
Caçarola de frango com espinafre
Conta nos comentários o que achou da abóbora suíça? Eu adorei e achei mega ultra saciante, comi só a metade no jantar com saladinha e deixei a outra pra marmita do dia seguinte com mais saladinha verde.